As vantagens do prontuário eletrônico

PEP traz acesso simultâneo de médicos e pacientes a todo histórico de saúde do indivíduo

Surgidos na década de 60 em hospitais nos Estados Unidos, os prontuários eletrônicos passaram a ser mais utilizados em clínicas médicas, consultórios e hospitais com o avanço da web. No Brasil a sua utilização só foi regulamentada em 2002 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Com o aumento dos atendimentos online, a presença dos prontuários eletrônicos tem sido constante nos consultórios brasileiros.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE OU SIMPLESMENTE PEP

O atendimento online está com tudo neste período de pandemia e veio para facilitar a vida de uma vez por todas. Certamente você já ouviu falar de telemedicina, se não ouviu, aqui no site tem um texto explicando tudo sobre esta tendência da medicina atual. Pela telemedicina o relacionamento entre médico e paciente estreitou seus laços, melhorando o tráfego de laudos e exames médicos. O que possibilitou o acesso aos prontuários disponíveis em sistemas na rede. O PEP pode ser acessado pelo profissional da saúde que, por sua vez, agiliza o acesso à informação do paciente. O prontuário eletrônico consiste em um sistema que armazena todo o histórico de tratamento médico da pessoa e facilita a integração da equipe com diversos especialistas.

INFORMAÇÕES DO PACIENTE EM UM SÓ LUGAR

Todas as informações do indivíduo tais como, alergias, tratamentos de saúde realizados anteriormente, consultas com outros profissionais, exames, etc. ficam armazenados na nuvem e, somente pessoas autorizadas podem ter acesso ao prontuário de qualquer dispositivo com conexão à internet. 

COMO ESCOLHER O SOFTWARE DE ARMAZENAMENTO

Avalie as necessidades do seu consultório. O que você quer que melhore ao implantar o sistema? Seu foco é o prontuário eletrônico, por exemplo. Verifique se há integração com a sua agenda e se o sistema é simplificado para que todos os funcionários possam ter acesso.

Atenção! Os softwares disponíveis no mercado oferecem vários recursos, além do armazenamento de arquivos. Adquira aquele que mais atende as necessidades do seu negócio.

Há possibilidade de testar? Veja se você pode testar o sistema na sua clínica ou consultório. Dessa forma sua equipe pode se familiarizar com a nova plataforma ao explorar os recursos, poderão perceber como será feita a adaptação ao seu consultório.

SEGURANÇA DE DADOS

Observe como o sistema protege as informações. Verifique se o armazenamento de arquivos é feito em nuvem e se é realizado o backup frequente. 

PEP E SEUS BENEFÍCIOS

Economia de tempo: diminui a duração de cada consulta, pois se trata de um prontuário armazenado e disponível online, que pode ser acessado a qualquer momento propício.

Redução de custos: aposente a papelada! Com o prontuário eletrônico você não precisará se preocupar com despesas com tinta de impressora, caneta, pastas e outros artigos de papelaria.

Agenda integrada: agendamento organizado e mais acessível. Essa função simplifica a rotina, com a agenda integrada você obtém maior agilidade nas marcações, além de permitir que o próprio paciente possa acessar seus horários e desmarcar ou marcar um novo horário. Em alguns sistemas, existem a emissão de notificações sobre alterações na agenda.

Fonte Doctor View Como funciona um prontuário eletrônico? Tire suas principais dúvidas

Você também pode gostar

EnglishPortugueseSpanish